Benvinda ao site Ursula Beltrame

My Account

Que tal um thai?

De Ursula Beltrame

Postado em | Etiquetas : , ,

Para começar a nossa nova seção Il Blog di Ursula, quero contar aqui a respeito de uma paixão minha: a gastronomia tailandesa. Uma das características que mais aprecio na culinária do sudeste asiático é a variedade de sabores que encontramos em seus pratos. Os ingredientes que encontram-se presentes nas mais variadas receitas podem nos dar uma pista: pimenta, açúcar de palmeira, molho de ostras, manjericão, leite de coco, gengibre, folhas de limão tailandês, cúrcuma, curry e por aí vai… É mesmo de dar água na boca, pois as sensações provocadas pelas receitas tailandesas, criam momentos realmente especiais, uma verdadeira experiência. Torna possível, literalmente, absorver uma parte significativa da cultura deste país fantástico.

Lao_New_Year,_dancers-2

A rica cultura tailandesa: “Lao New Year, dancers” por Darren On The Road

E que tal aprender uma receita maravilhosa e conhecer esta experiência?
Mas há requisitos e não se pode abrir mão deles para que essa experiência seja verdadeira. estar disposto a provar sabores pouco corriqueiros na culinária do dia a dia e é necessário gostar de pimenta ou pelo menos, querer aprender a gostar e saborear esta especiaria. Desprovido de receios ou mesmo preconceitos, eu garanto que você estará prestes a conhecer algo diferente e da qual tenho certeza irá se apaixonar, assim como eu me apaixonei. Benvinda ao meu blog e divirta-se!

Gaeng Pha-Naeng Gai / Curry (picante) de frango com amendoim e leite de coco

Escolhi esta receita porque ela é muito rápida para ser feita e já tratei de adaptá-la para facilitar na busca pelos ingredientes, sem no entanto descaracterizá-la, pois ela preserva o fundamental que é a diversidade de aromas e sabores.
O ideal é preparar as receitas da culinária thai utilizando uma panela wok, mas há frigideiras bem grandes, que permitem essa primeira experiência, para quem não conhecer esse tipo de comida.
O rendimento desta receita é para duas pessoas, imaginando ser um prato único.

Ingredientes:
250g de peito de frango, cortado em pequenas fatias finas.
1 garrafinha -200ml – de leite de coco
3 colheres de sopa de farinha de amendoim
2 colheres de açúcar de palmeira, mas pode ser açúcar mascavo
4 folhas de limão tailandês, mas pode perfeitamente ser de limão taiti
1 colher de sopa de molho de peixe (pode ser encontrado em casas especializadas em gastronomia)
2 colheres de sopa de folhas de manjericão
1/2 colher de sopa de pasta de curry “Pha-Naeng” ou “Red Curry”
1 porção de arroz tailandês (arroz jasmin), que pode ser encontrado nos supermercados

Preparo:
Em fogo baixo, aqueça 1/3 da garrafinha do leite de coco até começar a soltar o aroma. Acrescente a pasta de curry e misture bem até ela dissolver completamente no leite de coco. Acrescente o frango e cozinhe-o por 2 minutos. Adicione o restante do leite de coco e cozinhe por mais 3 minutos ou até o frango ficar completamente branco. Depois, coloque o açúcar, o molho de peixe, a pimenta, as folhas de limão e cozinhe por mais 2 minutos.
Agora, acrescente a farinha de amendoim, cozinhando por mais 2 minutos. Por último, coloque o manjericão e deligue o fogo.
O prato é servido com arroz jasmin, o qual não deve ser temperado além de um pouco de sal, ou seja, um pouco menos ao que você estiver habituado.
Observe que na receita, não há sal entre os ingredientes. Isso devido aos temperos, principalmente o molho de peixe que já é levemente salgado.
Bom apetite!

Compartilhe esta história

Os comentários estão fechados.
btt